quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Faça seu próprio jogo de Computador (FÁCIL)

Aprender é importante, mas muitas vezes a gente não acha que aprender ou estudar possa ser algo divertido. Muitas vezes a gente ouve de matemática, de lógica, de redação, de português, história, etc, etc... Mas isso muitas vezes se torna chato pra dedéu.
Um dos motivos para a gente achar chato o que a gente estuda é porque a gente geralmente não sabe no que usar o que aprendemos. Pra quê estudamos tanta coisa, se a gente não vai usar quase nada daquilo que estudamos?

Bom, existe uma forma muito interessante e divertida de estudarmos: fazendo nossos próprios jogos de computador.Você vai descobrir que muito do que estudamos na escola é realmente útil.
Sério, você vai descobrir que não é assim tão difícil e que qualquer um que consiga chegar no 6º ano do fundamental já sabe tudo que é necessário para fazer um jogo simples. Com o tempo, você conseguirá fazer até jogos muito complexos e grandes.
Hoje o blog estude menino vai te ensinar a fazer os seus próprios jogos, de forma simples e fácil.  Será só uma introdução, mas tudo começa com o primeiro passo, certo?

O QUE EU PRECISO SABER?

Você não vai precisar ter muito conhecimento. Mas algumas coisas você vai precisar lidar. Não se assuste com o que vou escrever, pois se você sabe fazer 10 + 10 então você já sabe tudo que é necessário.
  • Um pouco de matemática: Você vai precisar colocar o número da velocidade dos objetos no jogo, a gravidade que vai puxar seus bonecos pra baixo, etc. Então, pelo menos, usar soma e subtração é essencial.
  • Um pouco de lógica: O que é lógica? É a capacidade de raciocinar e lidar com informações. Você vai ter que pensar um pouco pra fazer seu game. O computador não faz nada sem você mandar (programar)
  • Criatividade: Você precisa inventar o jogo, mesmo quando está fazendo um jogo baseado em outro, sempre há algo novo. Você precisa inventar as fases, inventar os inimigos, inventar onde e como eles vão aparecer, etc.
  • Português: Viu, você estuda isso e acha inútil? Já pensou um jogo com tudo escrito errado?
  • Redação: Ou seja, você precisa saber escrever. Se o seu jogo for longo você precisa de uma boa história.
  • Um pouquinho de Ciências: Como assim? Você vai fazer um jogo de nave (então é bom saber sobre os planetas, certo?), você vai fazer um jogo tipo do Mário (existe a gravidade que puxa o boneco pra baixo, certo?), assim por diante.
Ou seja, se você for fazer um jogo, quanto mais informação você tiver, criatividade e força de vontade, melhor ele fica.

OS PROGRAMAS PARA FAZER JOGOS

Primeiramente, para se fazer jogos sem a necessidade de entender profundamente de computador e programação, precisamos de um programa para fazer jogos que seja fácil. Eu vou indicar 3 programas, mas vou deixar para vocês uma página no BAIXAKI que mostra várias opções diferentes. Os 3 programas que eu vou indicar será porque eu conheço e porque eu sei que não é tão difícil de aprender.


1. Multimedia Fusion 2
Quando eu era criança eu usava a primeira versão desse programa, que se chamava Klik & Play. Fiz uns 20 jogos com ele. É um programa fácil, onde tudo que você precisa fazer é clicar com o botão direito e todas as opções aparecem.

Esse programa é pago. Você tem que comprar para usá-lo. Ele está no site do ClickTeam. Mas tem uma versão demonstração dele também. Existem até sites que deixam você baixar a versão completa, mas isso é ilegal, fique sabendo.

Abaixo alguns jogos feitos no Multimedia Fusion 2. Claro que a gente começa com coisa simples, mas esses são uma boa demonstração do que pode ser feito.
Halo Zero
Legend of Princess
Chalk

Existem vários sites a respeito do MMF2.
Site do Desenvolvedor: http://www.clickteam.com/eng/mmf2.php
Como criar seu primeiro jogo usando o MMF2: http://gaming-basic.co.cc/index.php/component/content/article/38-tutos/55-tutorial-meu-primeiro-jogo-no-mmf2


2. RPG Maker
Esse programa atualmente tem 2 versões: O XP e o VX. Recomendo o VX pra iniciantes porque ele é mais rápido e mais fácil, mas o XP tem gráficos melhores. Os dois tem pontos positivos e negativos, não tem um melhor. Nesse programa você cria jogos de RPG de forma super fácil.
Existem vários sites que explicam como usá-lo e até crianças de 10 anos fazem jogos legais com ele.
OBS: Para usar o programa você precisa baixar o programa e o RTP dele. No site de download aparece tudo explicado.

Aqui um projeto que eu iniciei no RPG Maker mas não pude terminar ainda - Cavaleiros da Desordemhttp://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php?topic=25173.0


Outros jogos feitos no RPG MAKER VX ou XP:
Deadly Sin 2
Deadly Sin 2
Kazeko and the Midnight Guild: The Remake

Nos sites abaixo você achará tanto instruções de como realizar jogos com o RPG Maker como dicas, link para download, jogos prontos, jogos em desenvolvimento, etc.


Fórum sobre o RPG Maker: http://www.mundorpgmaker.com/portal/
Outro Fórum: http://www.brasilmaker.com/
Outro: http://www.reinorpg.com/
Mais um: http://www.santuariorpgmaker.com/

3. Game Maker

O GameMaker, até onde eu sei, está na versão 8.0. É um programa muito simples de ser usado também. Eu tenho um pouco de dificuldade com ele porque eu usei muito pouco, mas tem vários jogos feitos nele. Eu também não gostei muito dele, mas isso é opinião pessoal.


Exemplo de jogos feitos no GameMaker:
UIN
Park Racer 3D
Crash Bandicoot 2D
Generation Dance

Sites sobre o Game Maker

Download do Gamemaker: http://www.baixaki.com.br/download/game-maker.htm
Fórum sobre o Game Maker: http://www.gamemakerbrasil.com/
Jogos do Game Maker: http://www.gamemakergames.com/

OUTROS PROGRAMAS E SITES INTERESSANTES (ALGUNS MAIS DIFÍCEIS TAMBÉM)

Vários programas no baixaki e link para download: http://www.baixaki.com.br/categorias/244-criacao-de-jogos.htm
Site com criadores e engines profissionais e amadoras (em inglês) inclusive para jogos 3D, além de programas para fazer desenho 2D, 3D e edição de som para jogos: http://www.thegamecreators.com/

Quero finalizar lembrando que é divertido fazer jogos e ao mesmo tempo muito educativo, pois nos ajuda na matemática, lógica, redação, etc.
Quero lembrar também que aqui está somente uma introdução e apresentação dos programas.

Abraços!

8 comentários:

  1. Olá Bi.
    Muito Bom esse post de como fazer jogos. Vou tentar fazer um.
    Valeu, Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Esse tal de: Unreal Development Kit December 2010, parece ser muito bom.
    Gostaria de saber se existe alguma empresa que desenvolve jogos para computador 3D no Brasil.
    o artigo é muito bom =)

    ResponderExcluir
  3. Diogo, procure em um blog de um amigo meu sobre o Unreal Development Kit. O endereço do site é www.udkbrasil.blogspot.com
    Eles trabalham com o UDK e têm vários contatos e várias dicas. O site deles é específico para este programa (engine).

    ResponderExcluir
  4. tem como eu criar um jogo com o rpg maker e coloca num saite de jogos?

    ResponderExcluir
  5. Sim, você tem como colocar jogos do RPG Maker na internet e num site, porém ele não vai "rodar" direto no navegador, igual aos jogos em Flash, Silverlight ou HTML5. Se alguém quiser jogar, vai ter que fazer download do jogo e instalar no computador. Se você quer fazer jogos online para o navegador, você pode utilizar outras ferramentas. Eu cheguei a ver certa vez um site onde você faz jogos para navegadores de forma muito fácil, mas não recordo qual era.
    Alguns bons sites e fóruns para você aprender a usar o RPGM e postar seus games e seus projetos são:

    Em português:
    www.mundorpgmaker.com
    www.santuariorpgmaker.com

    Em inglês:
    http://www.rpgmakerweb.com/
    http://rpgmaker.net/
    www.rpgmakervx.net

    ResponderExcluir
  6. eu fiz alguns no game maker ficou legal

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!