segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Stress em Estudantes

Com o mundo cada dia mais global, veloz e competitivo, o "stress" tem cada dia mais dominado as pessoas.
Hoje, pessoas jovens já têm "stress". Geralmente começamos a ter stress quando entramos numa faculdade, pois muitas vezes é necessário trabalhar para pagar contas e estudar ao mesmo tempo, mas isso não se resume apenas  a pessoas que precisam trabalhar. A cada dia os cursos técnicos e superiores estão exigindo da gente mais e mais, fazendo com que nossa vida fique muito corrida, atrapalhada e ESTRESSADA.
Algumas vezes, até mesmo jovens do ensino fundamental ou médio já vivem no "stress". Jovens de famílias carentes precisam trabalhar desde cedo, o que é muito cansativo, e ainda precisam se dedicar à escola. Outros jovens, por sua vez, não trabalham, mas sua rotina é muito puxada (curso de inglês, natação, teatro, trabalhos de igreja, música, etc...).
Outras vezes é a falta dos pais que acarreta no "stress". É necessário fazer tarefas domésticas ou "se virar" porque os pais costumam estar ausentes.
Má alimentação também pode trazer "stress". Muitas vezes falta uma comida bem balanceada, a gente come um monte de "porcaria" na rua e vive na correria.
Outra coisa que ajuda a promover o stress é o pouco tempo de sono ou o sono mal dormido. E isso nos leva a outro vilão do stress, muito comum hoje em dia e entre os jovens: a internet.
Muitas vezes os jovens costumam passar a noite em claro na internet. Isso faz um enorme mal, podendo gerar stress como também diminuindo nosso rendimento na escola. O certo é dormir de 8 a 10 horas por dia. Os adolescentes são os que mais precisam dormir, porque estão na fase de desenvolvimento.
Tudo isso junto tem feito com que o stress alcance as pessoas cada vez mais novas.


Você já teve stress?
Abaixo tem alguns sites explicando o que é o stress, como surge, o que faz em nosso corpo, quando ele aparece, como evitar e dando dicas em geral pra gente manter a saúde do nosso corpo.
Não vou escrever aqui, porque não sou médio, apenas um rapaz que lê bastante e que quer ajudar e para não deixar o post muito comprido.


http://www.sejaum.com/blog/2009/12/27/o-stress-esta-lhe-deixando-gordo/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse


http://badalarnews.blogspot.com/2010/08/saude-stress-como-ele-pode-afetar-o-seu.html

http://www.slideshare.net/Lala_f/stress-63057

http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm

http://www.sonhos.com.br/stress.phtml

http://www.saudevidaonline.com.br/stress.htm

http://www.mentalhelp.com/stress.htm

http://dialogue.adventist.org/articles/07_3_melgosa_p.htm

Abaixo vai a cópia do que diz o site http://www.lendo.org/como-ser-estudante-e-trabalhar-ao-mesmo-tempo/


Como ser estudante e trabalhar ao mesmo tempo



"Você acaba de encontrar uma grande oportunidade: pode trabalhar em uma empresa e ir à faculdade para graduar-se em sua área de interesse. Porém, logo surge um grande problema: como conciliar o tempo para conseguir realizar todas essas atividades?
Eis aqui alguns conselhos para estudantes trabalhadores como eu, que precisam fazer muitas acrobacias, encontrando tempo para lidar com a correria desse alucinado e interessante estilo de vida.
1. Seja organizado: Mantenha seu material escolar organizado e em um só lugar. Anote em sua agenda ou calendário as datas para entrega dos trabalhos e nunca deixe-os para a última hora. Se você cursa diversas disciplinas como eu (já cheguei a cursar 8 no mesmo semestre), considere a possibilidade de separar seu tempo conforme as exigências de cada uma;

2. Crie um calendário flexível: Algumas partes de seu calendário não poderão ser movidas, como horários de aulas e de trabalho, isso é óbvio. Mas tente criar uma rotina em que você se adapte de forma que também possa ajustar caso apareçam outras coisas importantes. Como um estudante que trabalha, prepare-se para encarar novas tarefas, imprevistos e crises de trabalhos repentinos, os quais terá que fazer imediatamente;

3. Informe seus chefes, amigos e familiares sobre seu calendário: Tenha certeza de que as pessoas que convivem com você saibam quando e onde você estará, faça um calendário geral e mande por e-mail para todos, ou use um calendário on-line que possa ser compartilhado. Tenha em mente que nem todos em seu trabalho entenderão que você é um estudante e nem todos em sua faculdade entenderão que você trabalha, então, ao menos, deixe todos informados;

4. Controle o stress: O stress é um fator inevitável na vida de um estudante trabalhador, você terá que tentar “prevenir” o stress, mas acima de tudo, aprender a superá-lo. Para isso:
  • Tenha horários de descanso: Isso também deve estar no seu calendário. Não caia naqueles pensamentos do tipo “Eu não preciso dormir hoje, posso adiantar isso aqui”. Isso vai acabar com você;
  • Mantenha-se ativo: Faça alongamento, nade, corra, faça algum esporte. Manter um estilo de vida saudável ajuda a aliviar o stress e você ainda verá que quanto mais exercício fizer, mais fácil será lidar com os estudos e o trabalho;
  • Viva: Não esqueça de aproveitar sua vida. Não fique angustiado por causa da intensidade de sua vida acadêmica e profissional. Guarde um tempo para desfrutar do mundo ao seu redor e apreciar suas relações sociais. Vá ao cinema, leia livros de assuntos diferentes, assista televisão. Nunca se esqueça de inserir em seu calendário essas coisas que fazem você se sentir vivo e o enriquecem como pessoa;
5. Seja realista: Talvez realmente não haja tempo para tudo, por isso você deve identificar suas prioridades e não ficar se culpando caso não consiga terminar todas as tarefas para um determinado dia. Seja positivo e tenha em mente que você é um privilegiado por estar trabalhando e estudando: muita gente no mundo não tem nenhuma de suas oportunidades;

6. Lembre-se do porquê de estar fazendo isso: Ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo, você está enfrentando um desafio que a maioria das pessoas não se atreveria a enfrentar. Mas você também não enfrentaria se não tivesse boas razões para fazer isso. Não importa se seu desejo é uma grande carreira, uma família feliz ou simplesmente aprender. Quando pensar que “isso já é demais”, lembre de seus objetivos."


    Vivam com saúde, pois estudar doente é dose. Outra coisa: stress não é desculpa de preguiçoso, é algo real, portanto não invente história pra fugir de responsabilidades.

    Abraços.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

    Siga o Estude Menino no Facebook

    Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!