sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Profissões: Entrevista - História

Hoje entrevistamos Lana Navarro. Formada em história.

1. Qual o seu nome?
Lana Navarro

2. Quantos anos você tem?
22

3. Você se formou/está se formando em qual curso superior?
Me formei em história em 2007

4. Por quê escolheu este curso?
Porque ganhei uma bolsa de 100 por cento pra estudar aqui, e de todos os cursos o que tinha mais haver comigo e com as coisas que eu gostava era história.

5. Está atuando na área?
Não.

6. Qual o perfil do profissional de história/historiador?
Pessoas altamente críticas, que gostem de ler muito e que se interessam por assuntos gerais, desde política até o prato preferido da imperatriz da França.

7. O que ele faz (atividades exercidas pelo profissional)?
O profissional de história pode trabalhar dando aula de história em escola, se especializar mais um pouco e dar aula em cursos ou faculdade... Ou pode trabalhar na área da pesquisa, em infinitos assuntos e departamentos. O pesquisador histórico pode escolher se aprofundar em alguma área específica, como por exemplo, história da indumentária, sendo solicitado por profissionais do cinema para oferecer informações sobre como era o figurino de determinada época e trabalhar em conjunto com figurinistas e cenógrafos... Enfim, qualquer assunto relacionado a humanidade e todas as suas etapas, de maneira geral, envolvem o profissional de história.

8. O que ele não faz e as pessoas geralmente acham que faz?
ele não é obrigado a saber datas, até porque são muitas e ao contrário do que as pessoas acham, historiador não é calendário, rs.

9. Onde trabalha/atua o profissional da área (empresas, órgãos públicos, ONGS)?
O profissional de história pode ser contratado por absolutamente todos os departamentos... ONGS, empresas, órgãos públicos, escolas... Como pesquisador ele pode ser a fonte de informação sobre aquele determinado assunto, para que se estude as maneiras mais eficientes de se obter êxito.

10. É fácil de arranjar emprego na área?
Na área da educação o professor de história ainda é muito solicitado, porque em comparação às outras matérias somos em quantidade menor, mas na área da pesquisa não é tão fácil. É necessário ficar atento a solicitação das empresas.

11. Com quem trabalha o profissional da área?
Em escola você trabalha com outros professores, com pesquisa você pode fazer parte de grupos de pesquisa ou pesquisar sozinho par empresas.

12. Com o quê trabalha o profissional da área?
Basicamente com livros, documentos, arqueologia, materiais antigos, fotos, roupas, musicas, qualquer vestígio humano... Tudo serve de documento para um historiador.

13. O que se estuda no curso superior de história?
São muitas, entre as matérias: História da antiguidade (estudamos Grécia, Roma, Egito), arqueologia (estudamos múmias, vestígios das vidas antigas, incas, astecas, etc.),  história contemporânea (estudamos as guerras e o mundo contemporâneo), história do Brasil (estudamos Brasil 1, 2 e 3 e tudo o que diz respeito a formação social brasileira), história e cultura afro brasileira (estudamos o continente africano), história da china, história das políticas... São muitas matérias.

14. Tem curso técnico para a área também?
Existem muitos cursos de especialização, você pode ser especializado em história contemporânea (guerras por exemplo, segunda guerra, primeira guerra mundial, etc).

15. O que é necessário para ser um profissional  da área? Só formação universitária? Ou nem isso precisa? Precisa fazer algum outro curso?
É obrigatório ser formado em faculdade de história ara ser um historiador.

16. Quanto ganha o profissional  da área?
EU não  sei  quanto é o salário de um professor de ensino médio hoje... Isso é uma coisa a se pesquisar...

17. Você teria uma dica para quem gostaria de estudar história?
A dica é estudar, ler, pesquisar, tudo o que te interessa... Em história quanto mais informação geral você tiver maior a sua bagagem.

18. Diga o que é difícil / ruim da profissão.
O ruim dessa faculdade é a desconstrução mental que ela te proporciona. Se você não tem firmeza e segurança plena dos seus objetivos de vida e do que tem realmente valor pra você, você acaba se perdendo e entrando em questionamentos intermináveis que no fundo no fundo, não são necessários e nem trazem felicidade a nossa vida real e objetiva.
É preciso ter muito cuidado pra não se “encantar” pelo conhecimento e perder o foco e a sanidade.

19. Diga o que é fácil / bom da profissão.
O bom da faculdade é a amplitude de conhecimento q você tem, você tem mais domínio de diversos assuntos, é gostoso conhecer as curiosidades da vida do ser humano ao longo da história... História é coisa de paixão. Se você ama, vale a pena. Se você acha que ama você pode se decepcionar... se você odeia, não tem razão nenhum pra fazer... E se pretende não enlouquecer, é preciso muito cuidado.
É bom sempre relembrar que toda a filosofia não pode te trazer felicidade e nem explicar o real sentido da vida... e ficar sempre com o pé no chão conhecendo e respeitando limites, que são necessários em nossa vida, porque a história acaba removendo limites do ser humano com muita facilidade.

Obrigado Lana, pela entrevista e obrigado você, pela leitura.
Abraços!

8 comentários:

  1. adoro escrever... mas esse curso percebe q n tem mt a ver cmgo..
    peguei certo trauma pois em época d escola os professores sempre nos faziam decorar as datas, e nunca fui mt boa nisso..


    Abç;;
    me segue oohhh

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por história, mais odiaria ter que dar aula :/ Eu sonho com arqueologia, mais aqui no Brasil é um ramo muito difícil !

    ResponderExcluir
  3. Eu estou em duvida do que quero fazer,mas historia parece ser uma boa, pois gostaria de saber sobre diversos assuntos.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica

    OBS.So tenho uma duvida com quanto tempo de curso um profissional em História pode trabalhar??

    Se alguem quiser me disser me mande um email: vitor_arruda1992@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Vitor,

    A licenciatura em História (a única formação da área que eu conheço) é de 3 anos. Portanto, você pode dar aula depois de estudar na universidade durante 3 anos.
    Para mais detalhes, consulte alguém da área, pois eu não saberei te dar mais informações. Estou só tentando te adiantar um pouco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá,estou concluindo Licenciatura plena em História pelo Instituto de Ensino Superior no Brasil - IESB e gostaria de saber se posso me especializar somente na área de História ou se posso me especializar tipo em alguma área digamos que da Pedagogia...Ex: Psicologia Clinica ou em outra qualquer...

    ResponderExcluir
  7. Puxa, pergunta difícil. Vou procurar me informar melhor com alguém da área e ver se consigo trazer a resposta para você, ok?

    ResponderExcluir
  8. adoreei a entrevista.
    Achei mto bacana, esclareceu minhas duvidas. Obrigada! :)

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!