quarta-feira, 6 de junho de 2012

Música e Matemática - Parte III


Já descobrimos na matéria anterior que a altura das notas depende da posição que ela ocupa na pauta. Normalmente, em uma partitura, cada instrumento ou voz é representado por uma pauta. No entanto alguns instrumentos que possuem grande extensão e permitem a execução simultânea de melodia e acompanhamento, como o piano, o órgão ou o acordeão, necessitam de mais de uma pauta. Este conjunto de duas ou mais pautas é chamado de SISTEMA. As duas ou mais pautas são lidas simultaneamente como se fosse uma única pauta.
Em partituras escritas para conjuntos musicais, os sistemas também são utilizados para representar a execução simultânea de todas as vozes, como na partitura para um coral.
Já aprendemos também que as notas são escritas na pauta sobre as linhas ou nos espaços entre elas. Mas qual será a nota musical que a figura representa? Para isso é necessária uma referência – a CLAVE. 

Clave é um sinal colocado no início da pauta e serve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Por exemplo, a clave de sol é escrita na segunda linha. Então, sempre que no início da pauta estiver uma clave de sol, a nota que vier escrita na segunda linha será a SOL. Para conhecer as outras notas, basta seguir a escala ascendente (sol, lá, si, dó, ré etc.) ou descendente (sol, fá, mi, ré, dó etc.).

As outras claves são as de (escrita na terceira e quarta linhas) e a de (na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas).

Vamos exemplificar na Clave de Sol.
Nesta Clave, nosso referencial será a nota sol na 2ª linha. Vejamos (nas figuras abaixo) os nomes das notas nas linhas e espaços da pauta, na clave de SOL, assim como os nomes das notas nas linhas e espaços suplementares da pauta:





 




  


 

Já vimos que as notas representam de forma gráfica o som e que estas notas são escritas na pauta. Vimos também que o nome dessa nota depende da clave colocada no início da pauta. Aprendemos também sobre a duração dessa nota. Vocês se lembram?
Nesta tabela temos as figuras que representam o som, a pausa, o nome da figura e o tempo que cada uma é executada.
É possível alterar o tempo de duração de uma nota?... A resposta é SIM.
Então vamos aprender alguns “truquinhos musicais”...
Podemos aumentar a duração de tempo das notas utilizando o PONTO DE AUMENTO e as LIGADURAS.
O Ponto de Aumento é um ponto colocado à direita da figura, aumentando-a pela metade. Por exemplo: a mínima vale dois tempos. Se colocarmos um ponto de aumento à sua direita ela passará a valer três tempos (2 + 1 tempo). E mais, se colocarmos um segundo ponto de aumento ao lado do primeiro, ele valerá a metade do primeiro. Ou seja, aquela mínima que valia dois tempos passará a valer 2 + 1 + 1/2 tempo, ou seja, três tempos e meio. Um terceiro ponto à direita do último fará o tempo da nota valer mais a metade do segundo ponto (2 +1 +1/2 + 1/4 de tempo). Isto é muito importante para quem lê a partitura.
O mesmo ocorre com as pausas. Por exemplo: a pausa da mínima vale dois tempos. Se colocarmos um ponto de aumento à sua direita ela passará a valer três tempos (2 + 1), e assim por diante.

Outra forma de aumentarmos a duração de uma nota é utilizarmos um recurso chamado “ligadura”. A ligadura é um símbolo que consiste numa linha curva que se usa por cima ou por baixo de notas musicais, unindo-as (ligando-as).
Quando ligamos sons iguais, estamos apenas somando seus tempos, ou seja, só o primeiro som é emitido, os demais são apenas um prolongamento do primeiro. A duração será a soma das respectivas figuras ligadas.

Alguns exemplos de ligadura:



Alguns sites relacionados com partituras grátis para baixar:
http://www.solanomusic.com/index.php?categoria=partituras
http://www.solanomusic.com/arquivo/partituras/so_piano/index.php
http://www.softonic.com.br/s/partitura-gratis

Lembrando que nosso estudo sobre música e matemática ainda continua.
Não esqueça de acessar o nosso site para a próxima matéria (IV) que virá ainda mais interessante!!! Até a próxima.
E... Qualquer dúvida, sugestão, crítica, comentário ou qualquer outro, entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!