sábado, 26 de maio de 2012

Música e Matemática - Parte II


DSC_1120W.JPG - deciobadari.zip.net

Pentagrama ou Pauta Musical


O que é Pentagrama? Bom, todos nós sabemos que “PENTA” significa 5 (cinco). Assim, pentagrama é uma figura que possui CINCO... Mas cinco o que?
Pentagrama, também conhecido por PAUTA ou Pauta Musical, é formado por cinco linhas paralelas, na horizontal, com quatro espaços internos. Estes nove locais são utilizados para escrever as notas musicais. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. 
Essas linhas e espaços "naturais" da pauta não são suficientes para que possamos escrever todos os sons.

Por esse motivo, podemos escrever além da pauta, tanto para baixo (sons mais graves) quanto  para cima (sonos mais agudos), criando linhas "fora da pauta", que chamamos de Linhas Suplementares Inferiores (abaixo da pauta) e Linhas Suplementares Superiores (acima da pauta).

"Eu soube que uma nota pode ser mais longa ou mais breve que a outra no momento da execução...". Como pode ser isso? Como saber quanto tempo vai durar essa nota?
Para que pudéssemos saber as durações de tempo de cada nota foram criados vários desenhos (figuras). Assim, se uma nota vem representada por certa figura, deverá durar certo tempo. Vamos observar os nomes das figuras e suas representações gráficas (de som na cor verde e de pausa na cor vermelha) e o tempo que cada figura representa:
Como podemos ver, mais uma vez, a matemática presente na música.
Bom... para não nos atrapalharmos com muita informação, ficamos hoje por aqui. A próxima matéria (III) virá cheia de novidades. Descobriremos como saber qual a nota que está sendo representada na pauta (DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI).
Até a próxima... E não esqueça... esta matéria continua.
Ah, sim... Qualquer sugestão, crítica, comentário ou qualquer outro, entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!