terça-feira, 20 de março de 2012

Desenhos, Cartoons, HQ's e etc

Fala galerinha. O blog Estude Menino esteve presente nesse sábado na HQ Mix, em São Paulo, para um evento de lançamento do livro "Brasil do Bem" e lá entrevistamos vários artistas/desenhistas/cartunistas que vocês com certeza já conhecem ou já viram desenhos feitos por eles.
O livro é uma coletânea de caricaturas feitas por 27 artistas, onde cada um homenageia 3 pessoas que foram relevantes na nossa nação. Vale lembrar, antes que alguém pergunte: Os políticos não podiam fazer parte da lista.
As pessoas homenageadas passam por Ayrton Senna, Rogério Ceni, Dominguinhos, Zacarias, Ziraldo, Tim Maia, etc. Sempre com bom humor e com uma breve (muito breve) biografia deles. O livro é muito interessante, vale a pena conferir. Eu comprei o meu exemplar =D
Você que ama desenhar, ama ver revistas ou HQ's ou então está curioso, vale a pena conferir!
Perguntamos a alguns dos artistas lá presentes o que os motivou a escolher a profissão deles, pedimos dicas para aqueles que desejam seguir profissão na área e conversamos sobre alguns assuntos. Lá vai:

A. C. Pires
Entrevistamos A. C. Pires, ilustrador e professor do curso de comunicação mercadológica da Metodista.

Estude Menino: O que é exatamente o trabalho do artista? No que a arte ajuda as pessoas? O que seria a arte?
A. C. Pires: Acho q a preocupação do artista é sensibilizar as pessoas. Ela (a arte) ajuda as pessoas dessa forma. Leva as pessoas a refletirem sobre os aspectos da vida.
No site http://www.acpires.com.br/ você encontra alguns desenhos dele.


Emerson Ferrandini (esquerda) e Laudo (direita)
Conversamos também com Emerson Ferrandinidesigner de informação (ou informing designer, pra galera que saca de inglês). Ele trabalha com eventos e em seu estúdio de desenho e pintura.

Estude Menino: Por que você escolheu essa profissão? Dê uma dica para quem está estudando.
Ferrandini: A pessoa deve achar a profissão dentro dela. A base da procura tem que ser na essência de cada um. O que me move é minha emoção.
Estude Menino: O que seria, em sua opinião, a arte? Pra que ela serve? No que ela nos ajuda?
Ferrandini: A arte contribui para desenvolver a percepção: seja visual, tátil ou auditiva das pessoas.
Para conhecer melhor os trabalhos dele, acesse http://www.ferrandini.com.br/

Laudo também estava presente, mas acabamos sem entrevistá-lo. Tinha muita gente e a livraria HQ MIX tem um espaço bem pequeno, como vocês podem ver:

Fernandes
Encontramos no evento também, o caricaturista e chargista Luis Carlos Fernandes, mais conhecido como Fernandes. Que, como os outros, compartilhou um pouco de seus pensamentos com muita simpatia. Atualmente desenha para o Diário do Grande ABC.

Estude Menino: Qual a importância, para você, da arte, do desenho, do cartoon para o ser humano?
Fernandes: O Caricaturista Lan disse uma vez: "Se acabar o mundo e só sobrarem duas pessoas, uma vai desenhar a outra para tirar um sarro." Isso faz parte do ser humano. Faço caricatura não para denegrir a imagem das pessoas, mas para trazer alegria, fazer as pessoas se sentirem bem. A arte agrada. Se você gostar de desenhar, a pessoa que verá o desenho também vai gostar.
Estude Menino: O que você diria pra quem quer desenhar ou quer seguir profissão na área?
Fernandes: Chico Caruso disse uma vez: toda criança desenha, mas algumas não param. Quem gosta de desenho tem que ler, pesquisar muito. Tem que ter muita dedicação e alegria, satisfação no que faz.
Para conhecer mais os trabalhos dele, acesse http://www.caricaturasfernandes.blogspot.com.br/

Ezê
Também falamos com Ezê: artista plástico, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP e também meu professor de desenho (viu, quem disse que o pessoal do blog só ensina? rsrsrs... temos que fazer nossa parte e aprender também, não é?)

Estude Menino: Por que você escolheu essa profissão?
Ezê: Com 5 anos já tinha determinado que iria trabalhar com desenho.
Estude Menino: Que dica você deixaria para os estudantes que querem trabalhar com isso?
Ezê: Se você quer mesmo isso, saiba que é difícil e a parte financeira não é certa. Mas você deve insistir, independente do que aconteça. O importante é a satisfação interior.
Estude Menino: Qual, afinal, a importância da arte e do desenho?
Ezê: A arte enriquece a visão de mundo das pessoas, é uma maneira a mais para entender o mundo. É uma linguagem que, como as outras linguagens, ajuda-nos a organizar, pensar sobre nós mesmos e sobre a vida, o mundo, sobre o ser humano.
Visite http://www.ezedezenho.blogspot.com.br/ para ver mais da arte dele.

Seri
Finalmente, conversamos com Seri (Sérgio Ribeiro Lemos), chargista e ilustrador no Diário do Grande ABC.

Estude Menino: Em que a arte ajuda os estudantes?
Seri: É a maneira mais próxima da criança treinar o que se aprende, pois é lúdico e traz resultados rápidos.
Veja o blog http://www.humordoseri.blogspot.com.br/ para conhecer mais da arte do Seri.




Como vocês podem ver, nós fomos bem breves nas entrevistas porque queríamos falar com bastante gente. Além disso, estávamos mais conversando com eles do que entrevistando, rsrsrsrs. Eu queria aprender com eles e aproveitar o momento.
E você? Gostou? Deixe seu comentário. Espero que a entrevista tenha ajudado vocês que amam tanto desenho, ou aqueles que não são tão chegados na área artística e sempre se perguntaram: pra que que serve isso?
Abraços!

2 comentários:

  1. Parabéns! Excelente trabalho de pesquisa.
    Quisera outras pessoas cultas se interessassem pelo progresso cultural brasileiro. O mundo seria bem melhor se a maioria das pessoas se preocupassem! Qui sá um dia!!!

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!