O crescimento
da economia brasileira e a maior presença de multinacionais no país
aumentaram o interesse de estrangeiros em aprender a língua portuguesa.
Enquanto
europeus e americanos enfrentam altas taxas de desemprego e risco de
recessão, o Brasil se tornou o país da moda no exterior --e a língua
portuguesa está cada vez mais pop.
Na
última década, o número de inscritos no Celpe-Bras, exame de
proficiência em português reconhecido pelo Ministério da Educação,
saltou de 1.155 para 6.139.
"A
importância [do português] está crescendo, uma vez que o Brasil tem se
destacado internacionalmente por sua economia considerada estável e suas
relações internacionais. O valor de uma língua está extremamente
associado ao mercado", afirma Matilde Scaramucci, diretora do Instituto
de Estudos da Linguagem da Unicamp.
Aplicado
em 48 países, o Celpe-Bras pode ser usado, por exemplo, por um
executivo que queira comprovar a proficiência no idioma para atuar em
multinacionais do Brasil ou por um estrangeiro interessado em estudar
numa universidade brasileira.
É o
caso da italiana Luisa Fantini, 23, formada em línguas e relações
internacionais. Ela chegou há pouco menos de um ano a Brasília
acompanhada do namorado brasileiro, que conheceu em Madri, e pretende
voltar a estudar em breve --ela fará o exame ainda neste mês. Para
entender as regras do português e os complexos tempos verbais,
estudantes e executivos estrangeiros têm procurado cada vez mais as
escolas de idiomas.
"Começou a ter
tanta demanda que criamos diferentes níveis e o preparatório para o
Celpe-Bras. As notícias de que o Brasil está crescendo, de que não está
sendo afetado pela crise, chamam a atenção", diz Lourdes Zilberberg,
coordenadora do Departamento de Intercâmbio e Internacionalização da
Faap.
Hoje, a faculdade paulista
atende, em média, 120 alunos por semestre. No início do ano, assim que
desembarcou no Brasil, o franco-espanhol Manuel Rodriguez, 41, gerente
de operações da Philips, matriculou-se numa turma de português em São
Paulo.
A empresa holandesa tem
incentivado executivos mais experientes a assumir funções em países que
consideram estratégicos. O "boom" de estrangeiros fazendo cursos de
português também é perceptível no exterior. O número de inscritos em
centros culturais brasileiros custeados pelo Itamaraty e espalhados por
diversos países subiu de 17,5 mil em 2004 para 31,7 mil no ano passado.
RETIRADO DO BLOG DO SALAIBE:
Aprendam português, hein galera. Aproveitem o bom tempo do Brasil e estudem bastante. Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!