sábado, 11 de setembro de 2010

Profissões: Administração


Muitas pessoas pensam em fazer o curso de administração ou atuar como administrador de algo. É um dos cursos superiores (faculdade, universidade) mais populares do Brasil. Não é para menos, pois toda a instituição precisa de um administrador.

Neste post, não irei realizar uma entrevista com alguém, pois este é o curso que eu estou realizando e que irei terminar este final de ano (graças a Deus....).

Administração, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma ciência exata, matemática, mas se enquadra na categoria de ciências sociais aplicadas, conforme você vai poder ver no post de introdução ao especial de profissões. Se quiser, pode clicar aqui para ser direcionado para este post.

ADMINISTRADOR

  • Perfil:
O administrador é a pessoa que lidera um grupo, por isso é importante que seja uma pessoa confiante, com espírito de líder e organizada. A habilidade de lidar com pessoas e conflitos também é importante, já que a principal função do administrador não é fazer conta, mas trabalhar em equipe. Isso não quer dizer que você precise ser bom nessas áreas agora. Como falamos no último post, as inteligências são várias e se complementam. Você também pode ir se aperfeiçoando. Se você tem dificuldade em liderar ou tratar com gente, saiba que muitas pessoas que fazem curso superior (faculdade) de administração também têm. Isso pode ser superado.
O profissional de ADM (como muitos informalmente chamam) pode atuar em várias áreas (isso é uma vantagem), como recursos humanos, finanças, produção, logística, etc. Isso quer dizer que vários perfis de pessoa cabem ao profissional do ramo.
  • O que faz?
O administrador pode trabalhar em várias áreas, portanto as atividades e as responsabilidades variam, dependendo da posição que ele ocupa. No geral o administrador lida com documentos, organização de informações, estabelecimento de objetivos (onde quer chegar) e metas (como vai chegar). Ele motiva a equipe e trabalha junto com ela. Ele é o responsável para que os resultados cheguem e é responsável pelo grupo que lidera. É ele quem supervisiona o trabalho e verifica se não estão sendo cometidos erros, para que possam ser corrigidos caso estejam sendo cometidos.
Para que tudo ocorra bem, ele utiliza ferramentas: cálculos matemáticos, tecnologia e informática, relatórios de produção, planilhas, gráficos, reuniões com a equipe e discussões. Além disso, há outras ferramentas que você vai aprender, por exemplo, na universidade (diagramas de causa e efeito, análise contábil, análise de pontos fracos e fortes e oportunidades e riscos, pesquisa de mercado, levantamento de necessidades através de pesquisas em geral, etc). Porém, como já foi falado, isso dependerá da função que o administrador vai exercer.
  • O que não faz?
O administrador não é sempre o dono do negócio/empresa. Ele pode ser contratado como gerente, por exemplo. Outra coisa que ele não faz é viver uma vida sossegada. Muitos pensam que estar em um escritório com ar-condicionado (o que nem sempre ocorre) significa viver tranquilo, sem trabalho, na moleza - ENGANO! Como você viu acima, ele tem muitas atribuições e muitas vezes é o que mais trabalha em toda a equipe, chegando primeiro e saindo por último.
Ele não é o dono da verdade, o pode-tudo do pedaço. É importante ao administrador saber o que está fazendo e ser seguro no que faz, mas humildade também é importantíssimo.
Ele não é contador, matemático, engenheiro... ele é líder de uma equipe. Se há matemática e/ou outra ferramenta que será usada, será usada para chegar a um objetivo juntamente com a equipe.
  • Onde trabalha?
É uma profissão muito flexível. Pode trabalhar em empresas privadas (lanchonetes, fábricas, mercados) ou então em instituições publicas (hospitais, escolas, secretarias, indústrias, etc), além de organizações do terceiro setor (como ONGs de apoio comunitário, de defesa do consumidor, etc). Enfim, qualquer empresa/organização que precise de um líder, lá está uma oportunidade de trabalho para o administrador.
  • Com quem trabalha?
Dependendo da função e da empresa, trabalhará com toda a equipe (isso ocorre geralmente em micro e pequenas empresas) ou então em um setor específico, liderando um conjunto de pessoas. Vale lembrar que ele é líder, mas também é, geralmente, liderado por outra pessoa acima dele.
Ele geralmente trabalha muito próximo dos contadores, secretários, clientes, fornecedores e o dono da empresa, mas pode também lidar com pessoas da área de tecnologia da informação, advogados, funcionários públicos, fiscais, etc.
  • Com o quê trabalha?
Geralmente, no o mundo em que vivemos hoje, trabalha com computadores e ferramentas de informática, com ferramentas de comunicação (telefones, fax, e-mail, cartas, murais, etc). Pode trabalhar em um escritório, como um gerente de hospital, por exemplo, ou então embaixo do sol, na rua mesmo, como um gerente de uma empresa de obras.
  •  O que estuda no curso superior (faculdade/universidade)?
  Recursos Humanos, Administração Financeira, Contabilidade, Português, Matemática, Logística, Marketing, Microeconomia, Macroeconomia, Economia, Administração de Produção, Teorias da Administração, Administração de Materiais, Políticas Públicas,Tecnologia da Informação são alguns exemplos. Mas isso dependerá da faculdade/universidade que será cursada. Esse é um resumo básico do que geralmente se estuda. 
  • O que é necessário?
    O administrador não precisa, necessariamente, ter um curso superior. Muitas vezes quem administra uma empresa é o dono dela ou um parente, às vezes sem formação nenhuma na área. Também pode trabalhar quem tem curso técnico em alguma área da administração, mas se você realmente quer fazer carreira profissional na área, saiba que ela é muito concorrida, portanto um curso universitário, uma pós-graduação, inglês e outra língua e informática devem ser o seu objetivo.
    • Salário?
     Varia de acordo com a cidade, a área de atuação, a empresa, etc. Como auxiliar administrativo há pessoas que ganham até mesmo um salário mínimo, mas é possível ganhar até mesmo milhões como presidente de uma companhia, por exemplo. Aí, experiência profissional e bastante capacitação é importante. Não pense que vai começar do alto. Nenhuma profissão funciona assim.

    • Dica:
     Pode-se fazer um concurso público de nível superior, por exemplo, depois de formado. Como já foi dito, há muitas áreas públicas onde um administrador pode atuar. Quem quiser se envolver na política, essa é uma formação que muitas vezes fica em falta. Administração também é bom para a vida particular de quem estuda, pois dá uma visão muito boa de como funciona o mercado, as indústrias, a economia, tudo o que envolve cada um de nós, além de nos ajudar a controlar nosso orçamento, claro. Você vai aprender, por exemplo, como funcionam os bancos, os financiamentos, cheque, juros, etc.
    • O difícil / o ruim:
    Vai ter que aprender a lidar com pressão e com pessoas. Conflitos não são poucos. A diferença de um administrador para um funcionário comum é que tudo que der errado será cobrado do administrador, mesmo que ele não seja o culpado. Esse é um desafio da profissão. Além disso, por ser uma formação muito generalista, é aconselhável se profissionalizar na área que quiser atuar depois. Muitas vezes as empresas preferem pessoas de outros cursos (como psicólogos na área de Recursos Humanos, ou engenheiros de produção para gerenciar fábricas) por esse motivo.
    • O fácil / o bom:
    É uma área ampla, de boa empregabilidade (mas só se você for bom). Traz satisfação liderar uma equipe e vê-la caminhar, concluir objetivos. É um dos cursos mais oferecidos pelas universidades (se não for o mais oferecido). Se você gosta de lidar com pessoas, liderar e fazer coisas acontecerem, esta pode ser sua profissão do futuro.

    Para mais informações, achei um arquivo PDF interessante. Não lí tudo, mas aquilo que eu lí do arquivo está muito interessante e dá uma introdução bem completa. Para visualizar, clique aqui.

    Abraços!!!

    2 comentários:

    1. Vou Fazer Esse Curso De Administração Mais Não Acabei o Ano Na Escola..
      Iss é Bom Ou Vai Me Atrapalhar ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha, Karol. O curso de administração que eu me referi é o curso superior (faculdade). Ou seja, você precisa estar formada no ensino médio se quer cursar. Claro, há muitos cursos de nível médio bons na área, mas isso tudo depende da cidade que você mora, pois em alguns lugares (principalmente no interior) fazer administração e não fazer nada é "quase" a mesma coisa, pois não há empregabilidade. Então, o melhor é você fazer uma pesquisa no lugar onde você mora e planejar a sua vida e o que você quer fazer.
        Mas de qualquer forma, estudar nunca é demais e sempre é proveitoso. A escolha é sua.

        Excluir

    Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

    Siga o Estude Menino no Facebook

    Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!