segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Especial sobre Profissões


Uma das maiores dúvidas do jovem enquanto está frequentando a escola (ensino fundamental e principalmente o ensino médio) é saber qual profissão escolher. Então, para ajudar um pouco, resolvi começar o blog com um especial sobre profissões. Começarei dando uma geral, depois vamos falar das profissões por áreas e profissões específicas.

As profissões são divididas em 5 áreas de atuação. Ou seja, são agrupadas de acordo com o tipo de atividade que o profissional vai se envolver. São elas (clique nos links e você vai ser redirecionado para o site de onde as informações foram tiradas):


As ciências biológicas e saúde representam as profissões ligadas ao estudo da vida e da saúde (lógico). Enquadram-se nessa categoria: Ciências Biológicas (também conhecido por nós como biologia), Ciências Biomédicas/Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Microbiologia e Imunologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional, Ecologia.

As Ciências Exatas e da Terra representam profissões mais exatas, matemáticas, previsíveis. Você não pode prever, por exemplo, que dando 2 cápsulas de um remédio para vários pacientes, eles terão a mesma reação (uns são alérgicos, outros têm resistência ao medicamento, etc), mas você certamente saberá que 2+2=4.
Alguns exemplos de profissões ligadas à área: Agronomia, Arqueologia, Astronomia, Ciências Aeronáuticas, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Oceanografia, Química, Zootecnia.

As Ciências Humanas e Sociais têm como temática central do seu estudo/trabalho o homem e suas relações com o meio em que vive. São exemplos de profissões da área: Administração e Marketing (sim, tem matemática, mas o centro do estudo é o ser humano), Artes Cênicas (Teatro), Artes Plásticas, Ciências Sociais, Comunicação em Multimeios, Dança, Decoração - Design de Interiores, Direito, Filosofia, Fotografia, Geografia, História, Letras, Lingüística, Moda, Musicoterapia, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação (Análise de Sistemas), Teologia, Tradução

As Ciências Sociais Aplicadas tratam das realações humanas e do próprio ser humano, mas aplicados a um contexto específico. São exemplos: Administração, Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos, Administração Hospitalar, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Imobiliárias, Cinema, Comércio Exterior, Comunicação Social, Economia, Hotelaria, Jornalismo, Museologia, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas, Serviço Social, Turismo

As Engenharias e Tecnologias são profissões mais técnicas, como por exemplo: Arquitetura, Ciência da Computação, Desenho Industrial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Redes, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia Têxtil, Meteorologia, Tecnologia em Processamento de Dados

Conforme já falei no inicio, isso é só uma introdução, uma geral. É muita coisa pra explicar de uma vez, portanto irei aprofundar mais cada área de atuação e realizar mais pesquisas/entrevistas para vocês conforme o tempo for passando. Espero estar ajudando. Postem suas dúvidas, sugestões e até mesmo correções para que possamos crescer juntos.
Minha intenção é entrevistar pessoas de cada área (pelo menos das mais famosas) e trazer o que conseguir para vocês. Obrigado!

(fonte: http://www.guiadasprofissoes.com.br/)

2 comentários:

  1. oi Biancooo
    to te seguindo, me segue tbmmm
    Estudamos juntos no Américo.. lembra neh?? rsrsr

    teu blog ta meneiro e sei q vindo d vc,soh fluirá coisas boas e interessantes entao estarei sempre q possível por aqui.

    sobre o post tô + p/ Ciências Sociais Aplicadas. vários dos exemplos q citou nela me interessa..

    continue postando,

    Abç

    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão Nany. Todos são bem vindos ao blog e sempre estarei disponível para responder aquilo que vocês tiverem dúvida. Promova o blog sempre que puder, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. É algo que geralmente nós sentimos muita falta.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!