terça-feira, 7 de setembro de 2010

Entrevista: Profissões - T.I.

Olá pessoal, como prometido, vamos apresentar a primeira profissão, a da área de Tecnologia da Informação.

Fizemos uma entrevista com Bruna de Siqueira Almeida, uma jovem de 23 anos e formada no curso superior de Tecnologia em Informática.

Blog Estuda Menino: Por quê escolheu este curso? 
Bruna: Por ser um ramo promissor e porque eu sempre quis saber como todas essas coisas loucas são feitas por um caixote de silício! :)

Blog Estuda Menino: O que é TI? É um curso só ou são vários? Qual a diferença entre eles?
Bruna: TI em si é a Tecnologia de Informação, é tudo o que diz respeito a computação. Existem diversos cursos aplicados a TI; é um campo muito amplo, gerência, desenvolvimento, redes e muito mais ramificações surgem a cada dia.

Blog Estuda Menino: Está atuando na área? 
Bruna: Atualmente estou trabalhando por conta própria em desenvolvimento de sites, tenho um Posto Telefônico VoIP e estou desenvolvendo um projeto de um provedor de internet no meu bairro e adjacências.
É importante dizer que aprendi a teoria na Universidade, mas a parte prática dependeu exclusivamente de mim, visto que a maioria dos Institutos Educacionais de Nível Superior até hoje não oferecem um bom desenvolvimento prático aos seus alunos.

Blog Estuda Menino: Qual o perfil do profissional da área? 
Bruna: Sr. Curioso! Como exposto anteriormente o estudante e posterior profissional na área de computação tem que ser muito curioso e esforçado em buscar o aperfeiçoamento na área que ele escolher dentro da computação, pois existem poucos cursos específicos e os que existem são bem caros, então para vencer nessa área tem de estar disposto a aprender muito mais do que o que a Universidade oferece.
O Sr. Curioso tem que ser determinado pegar os livros e todo o material disponível sobre sua área de interesse dentro da computação e virar um auto-didata no caminho parte da teoria a prática.

Blog Estuda Menino: O que ele faz? 
Bruna: Concretiza pensamentos. Em geral o usuário/cliente vem até esse profissional com uma mente cheia de ideias, o Sr. Curioso dá forma e ordem a esses pensamentos.

Blog Estuda Menino: O que ele não faz e as pessoas geralmente acham que faz?
Bruna: 1º - Nem todo profissional de computação sabe de fato montar ou concertar um computador (hardware), isso não se ensina na Universidade!
2º - Não, eu não sei montar a mesa do PC! ¬¬
3º CLIENTE: dá pra fazer o site lá em casa? -- NÃO!
E por aí vai... Existem exigências das mais absurdas!

Blog Estuda Menino: Onde trabalha/atua o profissional de TI? 
Bruna: As possibilidades são infinitas, LITERALMENTE! A cada dia surgem novos métodos e áreas dentro de outras áreas na Informática.

Blog Estuda Menino: Com quem trabalha o profissional de TI? 
Bruna: Depende do que o profissional escolher, ele pode trabalhar com gerência/análise (Sistemas), desenvolvimento (Programas), estrutura (Redes), design (Computação Gráfica), e por aí vai.

Blog Estuda Menino: Com o quê trabalha o profissional de TI? 
Bruna: Pode trabalhar diretamente com a máquina ou na gerência de pessoas. Vai depender muito do que ele escolher.

Blog Estuda Menino: O que estuda no curso superior (faculdade/universidade)? 
Bruna: É como no ensino médio, você aprende o básico de tudo pra então poder atuar no que você escolher posteriormente. Estudamos sistemas operacionais, linguagens de programação, programação, análise de sistemas, redes de computadores... são muitas coisas.

Blog Estuda Menino: O que é necessário para ser um profissional de TI?
Bruna: Acima de tudo paciência, pois não se tem contato com a máquina logo nos primeiros semestres e muitas vezes aquilo que nos é ensinado parece inútil. SÓ PARECE!

Blog Estuda Menino: Quanto ganha o profissional de TI? 
Bruna: Depende da área, mas em geral ganha-se muito bem. Quanto mais específica a formação maiores os salários!

Blog Estuda Menino: Você teria uma dica para quem gostaria de estudar na área? 
Bruna: Pegue a grade do curso e faça cursos nas matérias que te parecerem mais interessantes, então veja se é mesmo aquilo que você espera e quer trabalhar.
Estude um pouco, existem muitos livros e apostilas gratuitas na internet.
E se você decidir que quer mesmo embarcar nesta área, aprenda a tirar o máximo e o melhor da internet, aprenda a não depender de ninguém pra alcançar o conhecimento e sempre aprenda a aplicar o que você aprendeu, isso vai te fazer ganhar vantagem, pois o mercado não se interessa em suas notas mas em suas aptidões. Você pode dizer APRENDI e o mercado te dirá ENTÃO FAÇA.
Cursos técnicos também são muito indicados, e muitas vezes são mais indicados que a própria faculdade pois facilitam bastante pra pessoa q quiser posteriormente fazer um curso universitário, mas depende muito da pessoa... tem gente que gosta de teoria... eu gosto da pratica e trabalho é pratica, certo!

Blog Estuda Menino: Diga o que é difícil / ruim da profissão. 
Bruna: Enquanto aluno, a quantidade de siglas a serem decoradas/entendidas e tem uma carga pesada de matemática, mas nada mortal!
Já enquanto profissional se houver o interesse de trabalhar em empresa terá de ir para os grandes centros, São Paulo e Curitiba principalmente.

Blog Estuda Menino: Diga o que é fácil / bom da profissão.
Bruna: Acesso! Quem trabalha com informática não vai trabalhar apenas com informática, a informática está sempre aplicada a uma área diferente e a forma com temos possibilidade de ajudar pessoas e facilitar a vida delas com a aplicação dos avanços tecnológicos dos quais podemos tomar parte através da profissão, é algo encantador.
Exemplo: Você sabia que um simples "jogo" de computador de realidade virtual onde se atira bolas de neve pode contribuir em muito para o alivio da dor do tratamento em queimados? Quer saber como? Pesquise!
A Tecnologia de informação existe para tornar a vida das pessoas mais fácil e é bem gratificante ser parte disso.

Agradecemos a Bruna pela entrevista, paciência e pela ajuda. Além de agradecer a você, leitor.

Um abraço!

Um comentário:

  1. Parabéns pela entrevista, pretendo embarcar nessa área e tive minhas duvidas esclarecidas =)

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!