domingo, 5 de setembro de 2010

Como ganhar um 10 usando Powerpoint/Datashow


Olá pessoal,

Continuando os posts do nosso site, hoje vou falar sobre como fazer boas apresentações em datashow e/ou powerpoint.
Quem aqui já não teve aquele problema em ler algo que alguém colocou na tela? Ou então teve aquele problema em tentar apresentar algo mais sair cortado? Bom, com essas dicas, nunca mais isso vai acontecer.
  • Dica 1 - Cuidado com a Margem


Desculpe, professora, está saindo meio cortado nos cantos....
Sempre é importante deixar uma margem de 10% a 20% nas beiradas da apresentação, pois muitas vezes elas podem ser cortadas ao serem exibidas - e isso é NORMAL, não é culpa do sujeito que está no computador ;p! Olhe o exemplo abaixo:
Escreva e coloque seus desenhos nesta área verde escura.
  • Dica 2 - As pessoas querem ver o que se escreve 

Tra... tra.... trabaaaaaalhooo...... o que está escrito aqui mesmo?
Nunca escolha uma cor para a letra que seja parecida com a cor do fundo. É horrível ficar tentando decifrar o que está escrito. Pode até ser que um efeito fique bonito, contanto que não atrapalhe a leitura.
  • Dica 3 - Não seja cafona nem exagerado nas cores

Coloque cores exageradas assim só se for apresentar para cegos... Melhor ainda, se for apresentar para cegos, apenas fale.
Vamos falar a verdade, isso é horrível, mas eu cansei de ver trabalhos parecidos com esse aí. Nunca faça isso.
  • Dica 4 - Saiba o que é mais importante mostrar

Querida, encolhi o título! Aumentei as crianças! =D

Quando fazemos uma apresentação, é importante saber aquilo que é mais importante estar mostrando. Nunca o título é menor que os nomes do grupo, por exemplo. Cuidado com isso.
  • Dica 5 - Vai com calma na escrita
Desculpa, gente. Me perdí na leitura / fulano me interrompeu... : (
 Quantas vezes você já viu uma apresentação de um trabalho onde o aluno fica meia hora de costas lendo um monte de coisas que você nem sequer está prestando atenção? Isso é um saco, não é?!? Nunca faça isso.
Se for apresentar algo, crie tópicos e explique de forma fácil o que quer dizer cada um. A apresentação no powerpoint/datashow é apenas para ajudar na explicação, não para substituir o livro ou o trabalho escrito.
Veja um exemplo de boa formatação em tópicos abaixo:
Agora sim, não é chato e fala de tudo. ;p
  • Dica 6 - Não encha demais de desenhos
Viu, professora? A gente caprichou nesse trabalho!
 Colocar desenhos no trabalho pode ser uma coisa muito legal e bonita, mas não exagere. Os desenhos servem somente para fazer com que a apresentação fique mais agradável, chame mais atenção de quem está assistindo (evitando que percam a concentração), fique mais fácil de entender e mais difícil de esquecer. Nunca serve para atrapalhar, ok?

  • Dica 7 - Não precisa ficar apresentando durante a aula toda
Resuma, explique de forma simples e fácil de entender. Se possível, faça com que as pessoas se interessem pelo trabalho seu trazendo curiosidades ou relacionando o trabalho com algo útil ou divertido. Não exagere. Não seja rápido demais, mas também não demore. Uma apresentação raramente passa de 10 ou 15 minutos. Depois desse tempo as pessoas se cansam. Se for necessário demorar mais que isso, será preciso fazer um trabalho muito bom.

Espero ter ajudado. Com certeza isso não é tudo, mas já é uma ajuda e tanto.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!