quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dicas para estudar para Provas




Muita gente fica doida quando vai chegando a época das provas. Afinal, é importante ter boas notas, passar de ano, dar um bom exemplo, mostrar para os pais quem somos, nos preparar para o futuro, etc.... Porém, muitas vezes nos encontramos em uma situação onde as notas não são exatamente aquelas que queremos tirar. Nesse momento fazemos, principalmente, duas perguntas para nós mesmos: Será que eu estudo direito? Será que eu sou burro?

Vamos começar respondendo a segunda pergunta. Mas para responder, precisamos primeiro discutir o que é inteligência. Será que existe mesmo essa de gente inteligente e gente burra? E aquele papo de QI, que todo mundo fala, é verdade mesmo?

Existem vários tipos de inteligências, e não somente uma, segundo a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner (1985). O ser humano tem várias habilidades diferentes, todas elas são importantes e todas elas se completam. Essas inteligências são divididas em alguns tipos. Não vou ficar explicando tudo, mas vou deixar um quadro que achei em um site da internet (www.mapasmentais.com.br) pra vocês verem se quiserem.


Ou seja, não existem pessoas inteligentes e burras, mas existem pessoas com mais habilidade em um tipo de inteligência, e outras com mais habilidade em outro tipo. Portanto, você é capaz e inteligente, não importa quem seja!!!

Outra coisa que atrapalha é a questão da segurança e da confiança em si mesmo. Às vezes, por medo ou por insegurança ou pela pressão acabamos fazendo menos que conseguimos na verdade. Acredite em si e na sua capacidade.

Bom, vamos logo pras dicas.
  1. Estude em um ambiente que favoreça a concentração: Há pessoas que precisam de total silêncio, outras gostam de ouvir uma música de fundo. O importante mesmo é estar em um lugar onde você não se distraia durante o estudo e consiga se concentrar bem
  2. Estude sem estresse: A calma ajuda a não se perder enquanto estuda
  3. Leia sempre: Leia livros, sites, tudo o que puder. Quanto mais você ler, mais você vai saber.
  4. Relacione Memórias: Uma dica para facilitar em decorar as coisas é relacionar o que você está estudando com algo de sua vida. Por exemplo: Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, e você não consegue lembrar o nome dele.... faça uma relação, lembre de algum amigo seu com o nome Pedro e lembre de algo que ele te disse ou descobriu, escreva do lado na sua folha de estudos e decore não só o nome do descobridor do Brasil, mas também desse seu amigo. Quando relacionamos as coisas que estudamos com coisas comuns ao nosso dia-a-dia é bem mais difícil esquecer. A gente sempre lembra daquilo que está mais próximo, relacionar memórias vai te ajudar a lembrar daquilo que está mais distante também.
  5. Na matemática: Claro que você pode Inventar seu jeito de calcular as coisas, quem disse que não? Por exemplo, se você tem dificuldade com a tabuada de 4, é só decorar que ela sempre é a tabela de dois multiplicada por dois. Ou seja: 4x8 é igual a 2x8 (16) vezes 2 (32)!!! Ou então, na tabuada do 9, basta lembrar que é a tabuada do 10 diminuindo o número que você multiplica (ex: 9x7 = 10x7 - 7)!!! Viu como fica mais fácil... Invente os seus jeitos, sempre fiz isso e sempre me dei bem em matemática.
  6. Estude com antescedência e tire dúvidas com os professores antes: Nem precisa explicar, precisa?
  7. Mantenha as pazes com o travesseiro: A falta de um bom sono faz com que a gente perca a concentração e dificulta a aprendizagem. Durma bem durante a noite, recupere bem sua energia. Dizem os cientistas até mesmo que tirar um chochilo depois de estudar ajuda a memorizar o que estudamos e que nosso cérebro relembra tudo nos sonhos.
  8. Estabeleça um desafio: Desafie a si mesmo a estudar e ir bem. Estabeleça uma meta e premie-se caso consiga alcançá-la. Por exemplo: estabeleça estudar meia hora por dia antes de dormir. Como prêmio, prometa a si mesmo fazer algo legal se conseguir cumprir a meta.
  9. Faça do estudo/escola um prazer: Sei que parece difícil, até mesmo impossível, mas lembre-se: um professor maneiro deixa a matéria mais fácil, e um professor que não gostamos faz parecer que a matéria é horrível. Da mesma forma, se você souber olhar a matéria com outro olhar, talvez ela se torne agradável, até mesmo divertida. Lembre-se que é com matemática que fazemos jogos de computador, ou jogos de tabuleiro, ou a rede de celulares; lembre-se que com português e literatura contamos histórias, poesias, falamos de amor, etc.

Espero ter ajudado! Deixem seus comentários. Abraços!

18 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! No que precisar e eu puder ajudar, pode contar com a minha ajuda!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. obrigado, ira me ajudar

    ResponderExcluir
  3. muito massa faleu me ajudou muito apesar de uma eu ja saber na dica 5 eu ja usava aparte do 9 !!!!!!!! valeu !!!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou e que já sabia a dica da tabuada do 9. Tem outra postagem aqui no blog que fala especialmente sobre isso: como fazer tabuadas. Dê uma olhada.
    Estudemos, pois só o estudo nos faz pessoas mais capazes, críticas e cidadãs (além de melhorar nossas oportunidades de trabalho e qualidade de vida).

    ResponderExcluir
  5. foram dicas dez mais para mim que tenho dificuldades com o estudo em jerau...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que você não tem dificuldade em geral... certamente há coisas muito boas que você sabe fazer, às vezes coisas que a princípio parecem completamente inúteis ou que você ainda nao descobriu por completo, mas que na verdade já demonstram des de já uma capacidade sua.
      A facilidade com informática e matemática me revelaram minha profissão atual. Você tem que ser bom em algo, procure, se esforce, você vai encontrar muito mais coisa boa em voce do que imagina. Abraços.

      Excluir
  6. Vlw tava precisando disso... ajudou mto

    ResponderExcluir
  7. boas dicas, mas pra mim é muito dificil estudar quando estou ancioso com alguma coisa ou a materia e dificil e enjoa de estudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então fique ligado, pois estamos sempre trazendo dicas novas e certamente terá mais informação útil pra você!

      Excluir
  8. adorei muito sao otimas dicas vou seguir todas bjs .

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, me deixaram bem motivada a estudar, fez também com que eu acredita-se mais na minha capacidade. Pois, tenho grande dificuldade em estudar a "matemática".

    ResponderExcluir
  10. Muito bom suas dicas vou tenta segui-las, mais toda vez q tenho prova eu entro em desespero não sei por onde começa ...

    ResponderExcluir
  11. Que bom que vocês gostaram. Espero que isso ajude muito vocês.

    ResponderExcluir
  12. muuuuito legal obrigado pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito obrigado eu vou dormir porque daqui a pouco tem prova

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Tem um site com jogos que não são de perguntas e respostas, você precisa atirar nos números e fazer contas rápidas, escrever corretamente palavras no ditado e pode até mesmo fazer uma redação para os colegas corrigirem seguindo os critérios do ENEM 2012. Muito legal!

    O site é http://www.estudejogando.com.br/

    Possui vários jogos onde se aprende através de muita diversão!

    Fica ai a dica

    ResponderExcluir
  15. Tem um site com jogos que não são de perguntas e respostas, você precisa atirar nos números e fazer contas rápidas, escrever corretamente palavras no ditado e pode até mesmo fazer uma redação para os colegas corrigirem seguindo os critérios do ENEM 2012. Muito legal!

    Quem tiver interesse, o site é http://www.estudejogando.com.br/

    Possui vários jogos onde se aprende através de muita diversão!

    Fica ai a dica

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!