sábado, 21 de abril de 2012

MAS ou MAIS


MAS ou MAIS? Qual utilizar?

É muito comum lermos estas duas palavras mal colocadas em frases, muitas vezes deixando-as sem qualquer sentido. 

MAIS com I ou MAS sem I ? 
MAIS importante que o uso correto da palavra, é entender o sentido da mesma na frase, MAS nem sempre as pessoas percebem a diferença.

A palavra “MAIS” dá o sentido de soma, acréscimo, intensidade, enquanto que a palavra “MAS” dá o sentido de contraposição.

Observe o exemplo nas frases:

Eu preciso de um bom salário,       mas      para isso preciso vender mais.
Eu preciso de um bom salário, porém para isso preciso vender uma quantidade maior.
Eu estudei mais que no trimestre passado, mas minha nota foi menor neste trimestre.

A palavra “MAS” é uma conjunção adversativa. Conjunções são palavras que servem para unir duas orações, conectar duas sentenças de maneiras diversas. 
No caso do "mas", a função é de conectar duas ou mais frases, dando sentido de oposição. Ela dá a idéia de oposição entre duas orações.

Na frase: Eu gosto de comer chocolate, mas não posso. A palavra “MAS” contradiz a frase anterior, pois apesar de gostar muito de chocolate, por algum motivo eu não devo, não posso.

Já a palavra “MAIS” é um advérbio de intensidade. Pode dar a idéia de intensidade ou de adição. Observe as frases:

Eu preciso vender mais.
Eu gosto mais de morango do que de goiaba.
Meu time fez mais gols que o seu, por isso venceu.

Agora observe esta outra frase:

A Argentina jogou mais que o Uruguai, mas quem venceu foi o Uruguai.

Significa que a Argentina jogou MAIS que o Uruguai, teve MAIS volume de jogo, teve MAIS posse de bola, merecia a vitória, MAS apesar disso, perdeu o jogo. Quem venceu foi o Uruguai, que jogou MENOS. 

MAIS é o oposto de MENOS.

Agora você já aprendeu a diferença. Não continue cometendo este erro.

“Estude MAIS e aprenda sempre. MAS se você tiver alguma dúvida, consulte-nos.”

Estamos sempre à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos. www.estudemenino.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!