quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Matemática na Moda - Isso existe?


Gente, estava pesquisando coisas legais que se faz com matemática e me lembrei das vezes que eu desenhei estampas para roupas e o quanto a moda tem a ver com matemática. Procurei no google e achei um blog muito maneiro de uma estilista (ou várias, não entendi direito) que fala sobre o uso da matemática para criar roupas maneiras!!! Isso, agora sim, um ótimo motivo para vocês, meninas, gostarem ainda mais de matemática!!!

Abaixo alguns trechos retirados do blog:


"Co-tangente
Olá! Pela primeira vez faço um post neste blog.
Venho escrever este post para vos falar da minha camisola (ou camisolas se tal for possível).
A matemática utilizada na minha camisola é uma curva trigonométrica, ou seja, a co-tangente. É definida como o inverso da tangente, ou a razão entre o co-seno e o seno.





Está aqui o esboço de como a co-tangente ficará na camisola:

E aqui estão os modelos que desenhei para a minha camisola:


Fiz uma votação na turma, cada aluno escolhia o que lhe agradava mais. O com mais votos foi o modelo nº 2 mas como eu também gosto bastante do nº1 estou a pensar juntar as suas características e formar um modelo com elas. O modelo 3 foi o com menos votos e sinceramente também não me agradava muito. As outras "membras" do grupo também já têm mais ou menos em mente o que querem fazer com as suas peças.
Estamos bastante ansiosas para confeccionar as nossas peças nas férias. Mas por agora só temos que aguardar.


Mónica C.S.R."

"
Nº de ouro
O que é?
O número de ouro é um número irracional, misterioso e enigmático que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão, sendo considerada por muitos como uma "oferta divina".

Ø = (1 + √5) / 2 = 1,618034
Φ (phi maiúsculo) inicial do nome de Fídias, famoso escultor e arquitecto (encarregado da construção do Pártenon, em Atenas).
Esta razão ou secção áurea surge em muitas estátuas da antiguidade, em trabalhos de Leonardo da Vinci, "Homem Vitruviano" e hoje em dia também pode ser encontrada, por exemplo, na forma do cartão de crédito.
.
Podem consultar o post do dia 8 de Dezembro e ver os resultados da nossa experiência para encontrar alguém com as medidas áureas.
Cumprimentos,
Susana"





"
Função Polinomial e Espiral de Arquimedes
Hoje, venho aqui apresentar a minha camisola! É uma camisola muito simples, mas também diferente. Neste caso, decidimos aplicar a a matemática na forma como se vai confeccionar a gola da camisola, utilizando uma função polinomial, fazendo uma translação da representação gráfica da função.
A matemática vai também ser aplicada num pequeno pormenor decorativo: um alfinete em arame com a forma da Espiral de Arquimedes. O alfinete será preenchido com missangas coloridas.
Quanto ao tecido... Ainda estou um pouco indecisa!

E aqui está o esboço da camisola com a curva:

E a espiral:




Cumprimentos,

Sílvia"


O desenho do título também foi retirado do blog em questão. Pelo que entendi do post deles, todos os créditos do desenho são de Mónica C.S.R.
Para acessar o blog, o endereço é: http://designmatematico.blogs.sapo.pt/

Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!