segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Matemática: Dicas para Estudar Tabuada

Olá galerinha,

Hoje vamos falar sobre como estudar e usar a tabuada. Achei que traria dicas maneiras, mas descubri muito mais coisa do que se imagina.

Esse post vai ficar bem recheado e vocês vão, sem dúvida, adorar!!!


Primeiro, vamos entender o que seria multiplicação de forma bem simples. NÃO SE APAVORE!!! Não vamos falar disso de forma complicada, nem vamos te torturar com o assunto, ok?
Afinal de contas, o que é MULTIPLICAÇÃO?

A multiplicação foi inventada como forma de facilitar as contas e não de complicar. Afinal de contas, multiplicar nada mais é do que somar em pedaços ou conjuntos. Ou seja, ao invés de somarmos as coisas de um por um, somamos em grupo.

Vamos dar um exemplo. Queremos fazer um campeonato de futebol em nosso bairro, mas cada time só pode ter 5 pessoas, afinal é um futebol de campinho, e não um futebol de verdade. Além disso, é muito difícil formar um time com 11 jogadores, certo?

O legal é que depois de todo mundo jogar, nós vamos fazer um churrasco (quem não gosta de churrasco, hein?). Mas para fazer o churrasco a gente precisa saber quanto de carne vamos comer. Ou seja, vamos precisar saber quantas pessoas vão jogar. Nesse momento, usamos a multiplicação.

Como dissemos, multiplicação nada mais é do que somar em grupos. Se forem 2 times de 5 pessoas:


Temos 2 times com 5 pessoas = 10 (só somar os jogadores - bolinhas vermelhas)

Agora, se tivermos 7 times, não muda nada. Vai ficar assim:


Ao invés de contar bolinha por bolinha, que seria bem mais difícil, a gente agrupa e faz a conta direto pela multiplicação. Eu sei que parece bem mais complicado, mas não é... logo você se acostuma. 7 X 5 = 35 pessoas.

Você verá que decorar toda a tabuada é muito complicado. Decorar a tabuada do 1, do 2, do 5 e do 10 é fácil. O negócio complica é com as outras. Para facilitar, você pode criar o seu próprio jeito de calcular. Vamos dar umas dicas logo abaixo.

Posso inventar meu jeito de calcular? Claro que SIM!!!

Há muitas maneiras de aprender a fazer cálculos de multiplicação. Abaixo mando uns vídeos com jeitos bem legais com modos diferentes de calcular.

Videos interessantes, dê uma olhada que são muito legais:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER OS VÍDEOS:

Calculando com os Dedos quando os números estão entre 6 e 9
 
Olha a tabuada do 9 com os dedos - muito legal
Fazendo a tabuada comparando com 10 - MUUUITO FÁÁÁCIL!!!
Gente, matemática é muito fácil e divertido, só precisamos descubrir o tesouro que está escondido. Depois disso, é só diversão. Mais dicas virão em outros posts, fiquem ligados e boas contas!!!

Abraços!!!

2 comentários:

  1. Muito bom, Lav. Obrigado por sua dica. Aqui no Estude Menino estamos sempre abertos a pessoas que trazem conteúdo relevante. Fique à vontade para apresentar outras dicas quando quiser e fique atento ao site. Estamos trazendo coisas novas logo logo. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

Siga o Estude Menino no Facebook

Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!