terça-feira, 19 de outubro de 2010

Internet sem Arrependimentos

Você usa iPhone, iPad ou iPod Touch? Então nunca estará anônimo e pode ser identificado na internet.http://www.precavido.com.br/
Apple usa identificador único do iPhone para rastrear usuários http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/apple-usa-identificador-unico-do-iphone-para-rastrear-usuarios.html
"Google Street View" gera polêmica com imagens constrangedoras pelo país http://www.denuncio.com.br/noticias/google-street-view-gera-polemica-com-imagens-constrangedoras-pelo-pais/5657/
Brincadeira perigosa: Competição sexual perigosa pela internet é moda entre adolescentes http://www.fatospb.com.br/conteudo.php?id=4920



Com notícias como estas todos os dias na mídia, a gente deve estar preocupado com nossa segurança. Internet é algo maravilhoso, sem dúvidas. É através dela que a gente faz amizades, conhece pessoas, fala com aquele amigo que está sumido há um tempão, se diverte e visita uns blogs interessantes (rs). Mas é importante para nós, desde novos, entendermos que precisamos cuidar de nossa identidade, e isso inclui a nossa identidade virtual.
  • O que é identidade virtual?
É a nossa identidade na internet, como nos apresentamos e como somos vistos pelos outros online.
Muitos de nós não imagina, mas a internet é o maior fura-olho e dedo-duro desse mundo. Tudo o que você faz na internet fica "gravado". Na verdade, nós escrevemos nossa história virtual a cada dia através da internet. Quer um exemplo? Procure por meu nome lá no google, você verá muitas coisas sobre mim, inclusive que sou escritor desse blog. Agora, procure por seu próprio nome, ou pelo nome de uma pessoa conhecida.... achou alguma coisa?
  • Como curtir sem queimar meu filme?
O importante na internet é não se expor demais nem passar uma imagem negativa de você. Muitas vezes as pessoas falam coisas que acabam revelando demais sobre a vida delas. Isso acaba nos deixando vulneráveis (falei bonito, hein?) a chantagens e a golpes e algumas vezes até mesmo a assaltos. Esses dias vi em um orkut a pessoa falando que iria viajar. Se eu fosse um assaltante, não iria aproveitar essa informação?
Algumas vezes as pessoas colocam fotos de si mesmas nuas ou em situações constrangedoras. Muita gente não sabe, mas essas fotos podem ser usadas para cyberbullying ou podem ser utilizadas em sites de pornografia e/ou pedofilia. Muito cuidado com o que você coloca.
Outras vezes o que acaba queimando o filme das pessoas são as comunidades do orkut. Já vi vários casos onde a pessoas perde uma oportunidade de emprego, por exemplo, porque entre as comunidades dela está uma que se chama "odeio acordar cedo", ou "odeio trabalhar", ou "sou moleque piranha", etc.
Mais uma coisa: você já ouviu falar naqueles golpes pelo celular, onde um sujeito liga pra sua mãe e diz que raptou o filho e que quer dinheiro de resgate? Pois é. Sabe de onde eles tiram telefones e/ou informações sobre você e sua família? Sim, da internet.
  • Como manter a privacidade e a segurança na internet?
Isso é algo relativamente difícil. Se você usa a internet certamente as pessoas conseguirão informações sobre você. Qualquer concurso público que você fizer, vai estar o seu nome e sua classificação no google, por exemplo, mas existem formas de você se proteger.

  1. Use nicks (ou apelidos) na internet - Dessa forma as pessoas terão muito mais dificuldade de saber quem você é. Eu mesmo tenho uns 6 apelidos diferentes na web.
  2. Não use um nome ou nick para todos os sites.
  3. Tenha senhas diferentes e difíceis de se descobrir - Muitas vezes as pessoas colocam data de nascimento, ou outra informação de fácil acesso como senha de seu e-mail ou site de relacionamento. Evite isso, pois muitas vezes as pessoas invadem nosso cantinho e podem até "hakear" a gente.
  4. Não dê informações pessoais pela internet - CPF, telefone, identidade, endereço, etc. Procure compartilhar seus dados, se for necessário, de forma muito segura e somente com pessoas de muita confiança. Evite falar muito de sua vida pessoal na internet. Ela vai entregar você.
  5. Não acredite no que todo mundo fala - Muitas vezes recebemos e-mails ou scraps pedindo pra clicar em algum lugar, ou falando que o orkut vai virar pago (só um exemplo) ou que viram sua foto na internet. Não acredite em tudo que falam, pois muitas vezes podem ser vírus ou pessoas mal intencionadas.
  6. Não converse com estranhos - essa é uma das primeiras coisas que a gente aprende de nossos pais, mas muitas vezes não aplicamos na internet. Tem muita gente mal intencionada na rede, tome cuidado.
  7. Seja transparente com seus pais - muitas vezes as pessoas ficam fazendo coisas escondidas e isso é um grande perigo. Às vezes estamos sendo envergonhados pela net, sendo alvo de cyberbullying ou então conversando com aquela moça ou aquele rapaz muito bonito que não conhecemos, mas que parece perfeito(a) no msn. Cuidado! Compartilhe os seus sentimentos e o que está fazendo com seus pais, pois eles certamente vão procurar nos proteger das pessoas que querem nosso mal.


Acho que é só isso por hoje, pessoal. Abraços!!!

    Um comentário:

    1. NOSSA!
      MUITO BOM ESSE CONTEÚDO!!!
      O IDEAL QUE TODOS LESSEM ESSE TEXTO.
      MUITO PROVEITOSO MESMO!!!
      BJS
      Beatriz

      ResponderExcluir

    Os comentários do blog são moderados. A proposta é trazer crescimento pessoal com diversão. Bem vindos!

    Siga o Estude Menino no Facebook

    Entre na página http://www.facebook.com/estudemenino e acompanhe o que acontece aqui no site de pertinho! ACESSE e CURTA agora!